Segundo a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, apenas 5% dos mais de R$ 12 bilhões destinados para as obras de infraestrutura e transporte da Copa do Mundo de 2014 foram efetivamente utilizados. Em cinco cidades os projetos nem foram iniciados e em outras três a execução não chega a 1%.
Para o presidente da Comissão, deputado Domingos Neto (PSB-CE), o atraso é grande se comparado com as obras dos estádios, que estão com “22% do total proposto executado“.
A comissão realizará uma audiência pública na Câmara dos Deputados com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, para discutir os atrasos. “Isso é preocupante porque seria justamente na infraestrutura urbana que a Copa poderia deixar algum legado“, afirmou o deputado.
De acordo com o levantamento feito pela CDU, nas cidades de Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Salvador e São Paulo os projetos de mobilidade urbana não foram nem iniciados. Em Natal, Manaus e Curitiba nem 1% dos trabalhos foram executados.
Outro dado apontado pela CDU mostra que das 34 obras previstas na primeira matriz, firmada em 2010, 79% tiveram os cronogramas atrasados, e 83% tiveram aumento dos valores previstos.
Informações da Agência Câmara e Terra